ESTUDANTES COTISTAS NO CURSO DE MEDICINA DA UFSC/FLORIANÓPOLIS: DOIS PERFIS

This article has been Reviewed by the following groups

Read the full article

Abstract

Combinando o uso de dados socioeconômicos, produzidos pela Universidade Federal de Santa Catarina, e entrevistas em profundidade conduzidas pelos pesquisadores, nosso estudo identificou dois perfis de universitários cotistas na carreira de medicina do campus central da UFSC. Com base nas categorias bourdiesianas dos “sobreviventes da superseleção escolar” e dos “pequenos burgueses”, argumentamos que os “sobreviventes” correspondem aos estudantes originados de famílias caracterizadas por ocupações  manuais, com itinerários escolares precários, mas que – através de investimentos educacionais incertos e solitários – compensam gradualmente as desvantagens culturais de seu meio social. Já os cotistas “pequenos burgueses” originam-se de famílias caracterizadas por ocupações “não manuais” (embora de escalão inferior em burocracias públicas e privadas), apresentando trajetórias escolares mais qualificadas, que refletem as estratégias educacionais que caracterizam o ethos dessa fração de classe, segundo Bourdieu. Em diálogo com a literatura, o estudo busca contribuir com a temática, pouco explorada, da diversidade social existente no interior do universo dos estudantes cotistas, abordando a carreira mais seletiva (a medicina) do ensino superior brasileiro.

Article activity feed

  1. This Zenodo record is a permanently preserved version of a PREreview. You can view the complete PREreview at https://prereview.org/reviews/13893842.

    O título do artigo é coerente com o conteúdo da proposta do mesmo. É claro, conciso e objetivo. 

    O resumo  contempla o método principal da pesquisa (entrevistas com estudantes cotistas da |Universidade Federal de Santa Catarina) que cursam a graduação em medicina, e sintetiza de forma básica e objetiva o resultado e a conclusão da pesquisa realizada. 

    As palavras chaves poderiam ser melhores escolhidas de acordo com o tema central do artigo. 

    A introdução fornece informações básicas sobre o tema objeto do estudo.  Declara de forma clara o objetivo ou a hipótese da  pesquisa.  

    A seção de métodos descreve de forma rápida como a pesquisa foi conduzida, especificando tratar-se de um estudo observacional, quantitativo. Descreveu a população-alvo da pesquisa e explicou como a amostra foi selecionada, descrevendo como os dados foram coletados. O período da coleta de dados também foi devidamente registrado.  Não foi encontrado no artigo se houve aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética.  

    Os resultados estão claramente apresentados, e estão  bem articulados à metodologia utilizada. Foi utilizado apenas tabelas que trouxeram informações de alguns dos cotistas entrevistados.  

    A discussão está em consonância com os resultados apresentados e fundamenta as conclusões do estudo, bem como a literatura referida na discussão é atual e fundamenta os resultados encontrados.  

    Já as limitações do estudo forma discutidas, abordando as dificuldades na realização das entrevistas. 

    As considerações finais sintetizam os principais resultados, informando claramente as conclusões deles derivadas, e estão coerentes com a proposta da pesquisa, ressaltando a novidade do estudo. Finaliza com uma reflexão geral sobre a importância do estudo e a contribuição que ele traz para a área. 

    As referências estão adequadas em termos qualitativos e quantitativos e são atuais. 

    Competing interests

    The author declares that they have no competing interests.