A ESCOLA PARA TODES? O QUE DIZEM OS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DE PESSOAS TRANS
This article has been Reviewed by the following groups
Listed in
- Evaluated articles (PREreview)
Abstract
RESUMO: O presente estudo é uma revisão de literatura sobre o tema escolarização de pessoas trans. Trata-se de um levantamento das produções publicadas no período de 2015 a 2020 no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Scientific Electronic Library Online - (SciELO). Foi utilizado o rigor técnico do protocolo Prisma no processo de seleção do material analisado e 28 artigos foram selecionados e estudados na íntegra. Verifica-se a prevalência da abordagem qualitativa como método de estudo mais utilizado pelos investigadores da temática. Os resultados explicitam a preocupação dos pesquisadores com a falta de ações e efetividade das políticas públicas em fazer frente às violências que impedem um altíssimo número de pessoas trans de concluírem o percurso escolar. Além disso, apesar do significativo aumento no número de produções sobre escolarização de pessoas trans, ainda há carência de produção acerca da temática, sobretudo na área da psicologia.
Article activity feed
-
This Zenodo record is a permanently preserved version of a PREreview. You can view the complete PREreview at https://prereview.org/reviews/8161559.
Tema importante para os estudos de sexualidade e educação, sobretudo por se tratar de temática pouco abordada em Educação. O método empreendido se mostrou bastante apropriado aos objetivos do estudo. O texto está objetivo, claro, coeso e coerente.
Competing interests
The author declares that they have no competing interests.
-