Efeito do treinamento em circuito e da caminhada sobre o controle glicêmico de mulheres diabéticas tipo 2 assistidas em unidades básicas de saúde de Pelotas/RS, 2017: Ensaio randomizado

This article has been Reviewed by the following groups

Read the full article

Abstract

Objetivo: comparar o efeito do treinamento em circuito e da caminhada sobre o controle glicêmico de mulheres diabéticas tipo 2. Métodos: trata-se de ensaio randomizado em unidades básicas de saúde. Os desfechos primários foram hemoglobina glicada e glicemia de jejum. Duas unidades foram randomizadas para o treinamento em circuito e três para caminhada, incluiu-se41 mulheres (circuito=28; caminhada=13). Comparações intra e entre grupos foram conduzidas por intenção de tratar. Resultados:  não foram observadas mudanças entre os grupos na hemoglobina glicada (p=0,209) e glicemia de jejum (p=0,123).   A resistência muscular localizada de membros inferiores e aptidão cardiorrespiratória aumentaram com o circuito (p=0,002; p=0,009, respectivamente) e a pressão arterial sistólica e diastólica reduziram significativamente nos grupos (p=0,006; p=0,046, respectivamente). Conclusão: as intervenções não melhoraram o controle glicêmico. O treinamento em circuito foi eficiente para melhorar a aptidão física e os dois modelos foram eficazes para controlar a pressão arterial das participantes.

Article activity feed

  1. This Zenodo record is a permanently preserved version of a PREreview. You can view the complete PREreview at https://prereview.org/reviews/13854743.

    Sou aluna de um curso de mestrado e estou participando de uma disciplina sobre Redação Científica. Diante disso, nos foi solicitado realizar uma avaliação de um Préprint para treinarmos nossas habilidades quanto a redação/leitura, escrita e compreensão de artigos, além disso trabalho na Atenção Primária a Saúde e o assunto faz parte da minha rotina.

    Respeitosamente, gostaria de contribuir para a melhora do artigo.

    O estudo é muito relevante, importante para afirmar e comprovar os benefícios da prática do exercício físico pela sociedade; expor e fortalecer a necessidade da promoção dessas atividades pela Atenção Primária a Saúde, oferendo esses serviços de maneira mais acessível a população e promovendo saúde.

    O título do artigo é claro, autoexplicativo, coerente, apesar de longo.

    O resumo contempla as informações necessárias e relevantes. As palavras chave estão adequadas ao título do artigo.

    Com relação a introdução, no primeiro parágrafo, quando cita causas de problemas de saúde causados pela diabetes tipo 2, poderia retirar a palavra "e" colocando "entre outros" no final da frase, pois existem outras complicações relacionadas a doença, além daquelas citadas, entre elas a polineuropatia diabética, infelizmente, muito comum entre esses pacientes.

    O quarto parágrafo da introdução, com frase única, está muito longo, o que ao meu ver, dificulta o entendimento da importância do trabalho.

    Durante a leitura dos materiais e métodos, não ficou claro se apenas participantes sedentárias foram selecionadas. As atividades de intervenção foram realizadas em 2 grupos distintos e ocorreram próximas as unidades selecionadas? Com relação ao grupo controle, as caminhadas foram realizadas em local pré-determinado ou de livre escolha das participantes?

    Acredito que citar os desfechos primários, secundários, variáveis e covariáveis avaliados, após os critérios de inclusão e exclusão de participantes, e antes do protocolo de intervenção, seria mais interessante para sequência e compreensão do trabalho.

    Na seção dos resultados, a parte que cita os resultados relacionados a aptidão física está clara apenas no que diz respeito a resistência muscular, o restante do parágrafo está confuso. Também não apareceram os resultados relacionados a variável flexibilidade, relacionada nos métodos, dentro de aptidão física.

    Não sei se a exposição das tabelas durante o corpo do texto foi vetada e permitida apenas como anexo, mas trazê-las no corpo do artigo facilitaria a melhor compreensão do mesmo.

    As limitações do estudo citadas são pertinentes, importantes para estudos futuros. Vocês acreditam que o horário de realização das atividades do grupo de intervenção também foi um fator limitante para a adesão das participantes às atividades? Sabendo que apenas mulheres fizeram parte do estudo e mesmo não apresentando vínculo empregatício, têm uma vida repleta de atividades/tarefas/ocupações durante o dia. As participantes do grupo controle puderam escolher o horário para realização da caminhada?

    Espero contribuir.

    Competing interests

    The author declares that they have no competing interests.