TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ENTRE TRAJETOS-PROJETOS FAMILIARES E INDIVIDUAÇÃO

This article has been Reviewed by the following groups

Read the full article See related articles

Abstract

As universidades públicas brasileiras, especialmente na última década, estão em processo de diversificação do público estudantil, situação que exige estudos sobre quem são esses estudantes. Este artigo se propõe a analisar trajetórias de estudantes, de uma universidade pública do Sul do país, a partir da posição social, das formas de apropriação da herança familiar, com suas rupturas e ajustes a trajetos-projetos familiares em processos de individuação. Nos perguntamos como os herdeiros relatam a mobilização familiar e individual para a manutenção ou a ascensão em suas posições sociais. A partir de um questionário respondido por 1.463 estudantes de cursos de graduação, classificados em três grupos conforme a renda familiar, foram realizadas entrevistas em profundidade com 10 estudantes do grupo de 202 respondentes pertencentes a famílias com renda mais alta. A análise identificou tanto situações recorrentes, quanto singulares, sendo identificadas inclinações para perceber os desafios do contexto universitário, se posicionar e agir de modo convergente com uma situação de relativo privilégio social e escolar, frente a outros segmentos de renda menor, classificados por meio de enquete. Observa-se que os entrevistados e suas famílias valorizam a escolarização, sendo que o curso superior na universidade pública está inserido em um trajeto-projeto familiar naturalizado. Por outro lado, apresentam elementos de desacomodação em relação a valores e prescrições familiares por meio da busca por experiências que compõem o ambiente da universidade, espaço público heterogêneo, construindo as trajetórias individuais.

Article activity feed

  1. This Zenodo record is a permanently preserved version of a PREreview. You can view the complete PREreview at https://prereview.org/reviews/10267854.

    PARECER CONSTRUTIVO DE PREPRINT SCIELO

    TÍTULO DO ARTIGO: Trajetória de estudantes de uma universidade pública: entre os projetos de trajetória familiar e a individuação

    Autoria: Célia Elizabete Caregnato; Russel Teresinha Dutra da Rosa; Renato Shimedzu Terra; e Murilo Marreco Pedroso

     Submetido em: 29/03/2023   Postado em: 31/03/2023 (versão 1)

    CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

    1. CONTEÚDO/TEMA ABORDADO

    O título do artigo retrata adequadamente o conteúdo/tema abordado?

    Sim. O título descreve de forma adequada o tipo de estudo empírico, variáveis e amostra. Este sugere um foco interessante no impacto das trajetórias e projetos familiares na experiência acadêmica e no processo de individuação dos estudantes universitários. Bem como anuncia de forma clara, breve e objetiva o conteúdo que será tratado ao longo do texto.

    O conteúdo/tema abordado é relevante em termos da pesquisa na área e está bem justificado?

    Sim. O tema abordado oferece uma contribuição significativa para o campo da Sociologia da Educação, ao explorar a complexa interação entre as trajetórias familiares e a individuação dos estudantes. A justificação conceitual é clara, e a pesquisa se baseia em conceitos relevantes como capital cultural e socialização familiar definidos pelas abordagens dos autores Pierre Bourdieu e Bernard Lahire para buscar compreender sociologicamente as desigualdades de chances escolares, as formas de transmissão da herança cultural e econômica que reproduzem essas desigualdades e as bases sociais de trajetórias de estudantes em cursos superiores. Os dados são obtidos, a partir das diversas variáveis que foram acessadas por meio das respostas dos estudantes ao survey e das entrevistas que forneceram um material robusto para compreender trajetos individuais, disposições, competências, normas e valores decorrentes da socialização familiar dos estudantes investigados. Por fim, os resultados têm implicações importantes para a compreensão dos processos de formação acadêmica e validam a relevância do estudo, em termos de democratização do acesso e da permanência na Universidade Federal.

    As questões de pesquisa estão claramente formuladas?

    Sim. A questão está diretamente relacionada ao tema da pesquisa. Aborda aspectos específicos a serem explorados, essa é formulada de maneira clara e precisa, trazendo o questionamento de como os herdeiros relatam a mobilização familiar e individual para a manutenção ou a ascensão em suas posições sociais, considerando os trajetos-projetos familiares?

    O referencial teórico é pertinente ao conteúdo/tema abordado e às questões de pesquisa?

    Sim. O referencial teórico contribui para a originalidade da pesquisa, oferecendo uma compreensão teórica sólida para o estudo, referente aos conceitos relacionados às trajetórias familiares e individuação. Parabenizo a inclusão de estudos recentes, garantindo uma cobertura completa e atualizada da literatura.

    2. DESIGN /MÉTODOS                                                                           

    A metodologia, procedimentos e organização são apropriados?

    Sim. A metodologia, apresenta os procedimentos e dados utilizados na pesquisa, a partir de um questionário respondido por 1.463 estudantes de cursos de graduação, classificados em três grupos conforme a renda familiar, e das entrevistas em profundidade com 10 estudantes do grupo de 202 respondentes pertencentes a famílias com renda mais alta.  Portanto, a escolha da metodologia é apropriada para responder aos objetivos propostos no estudo de maneira ética e confiável.

    As figuras, tabelas, gráficos são pertinentes às argumentações apresentadas?

    Sim. Os quadros e tabelas apresentados fornecem uma representação visual dos dados, o que facilita a compreensão para os leitores. E apresentam uma contextualização adequada e direta com os argumentos apresentados, contribuindo para a compreensão do tópico em discussão.

    A metodologia apresentada é coerente com o referencial teórico e com as questões de pesquisa?

    Sim.  A metodologia escolhida está alinhada com as teorias e conceitos apresentados no referencial teórico, dispondo de dois tipos de material empírico: dados mais objetivos obtidos por meio de survey para caracterizar o grupo familiar e a posição social, além de evidenciar elementos do capital cultural por meio da escolarização e da ocupação dos pais. E dados produzidos a partir de entrevistas em profundidade com estudantes que integravam o segmento de maior renda da amostra, considerando os relatos dos estudantes acerca de suas histórias familiares, trajetos escolares e de sua relação com a experiência na universidade.  Portanto, a metodologia apresentada é coerente com o referencial teórico, pois permite a compreensão do leitor a respeito de especificidades nas trajetórias dos estudantes e em relação com a origem familiar e com as experiências na universidade.

    Questões éticas foram contempladas?

    Sim. É explicitado que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conforme o parecer n. 25927619.1.0000.5347 e que os participantes foram devidamente informados e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os autores explicitam que o conjunto de dados a qual sustenta os resultados do estudo não está disponível publicamente, para não expor detalhes e informações que possam identificar os entrevistados em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei no 13.709/2018). As questões éticas foram devidamente incorporadas no design e na execução da pesquisa no que condiz, consentimento informado, ética, confidencialidade, anonimato, transparência e uso responsável de dados.

    3. RESULTADOS E ANÁLISE DE DADOS                                         

    A análise tem por base a fundamentação teórica apresentada?

     Sim.Os resultados da análise são interpretados à luz das teorias discutidas de maneira consistente, objetiva, precisa e em sequência lógica, utilizando-se do suporte de tabelas e quadros elucidativos.

    A análise são apresentadas evidências suficientes para dar suporte aos resultados?

    Sim.  A análise está apoiada por evidências sólidas que respaldam os resultados apresentados.  A discussão é robusta, realça os achados importantes do estudo com os da literatura sociológica, conectando efetivamente os resultados aos objetivos do estudo e sugere limitações para possíveis discrepâncias encontradas e inclui comentários sobre a limitação da investigação. Considero que a análise das implicações práticas e teóricas dos resultados é clara e aprofundada.

    4. CONCLUSÕES E IMPLICAÇÕES                                                   

    As conclusões estão bem ancoradas nos resultados apresentados?

    Sim. A conclusão resume eficazmente os principais achados, retomando as hipóteses, a pergunta de pesquisa, bem como são apresentadas as limitações do estudo. Os autores destacam os achados referente a interação entre os projetos de trajetória familiar e a individuação dos estudantes, evidenciou-se no estudo trajetos-projetos familiares, além de formas de individuação, bem como de reconhecimento do vínculo intergeracional pela realização de um trabalho de apropriação da herança via da escolarização, especialmente, pela atuação no âmbito universitário.

    Respondem adequadamente às questões propostas?

    Sim. Os autores respondem adequadamente às questões propostas, esses afirmam que, conquanto se trate de herdeiros, há intenso trabalho dos indivíduos para ocupar o espaço no qual se inserem e para manter ou aprimorar a posição social.

    Incluem recomendações para a área?

    Sim. Os autores ressaltam que focalizaram a uma validade interna, ou seja, a um segmento de estudantes de uma universidade com base em respostas voluntárias a um questionário o que impede generalizações. Apresentam sugestões para trabalhos futuros voltados para a realização de pesquisas que sejam censitárias ou amostrais, a fim de evidenciar se o estudo é representativo, e em que medida o é, no conjunto de estudantes universitários brasileiros ou de uma região.

    As conclusões são comparadas com as de outros trabalhos no mesmo domínio, disponíveis na literatura?

    Não. Se possível, as conclusões devem ser comparadas com estudos anteriores na área. Isso contribui para contextualizar os resultados e a identificar consistências ou discrepâncias.

    5. FORMATAÇÃO                                                                                   

    O resumo apresenta informações claras e concisas?

     Sim. O resumo fornece uma visão geral clara e concisa do estudo, abordando os objetivos, os métodos utilizados, resultados e conclusões. Este destaca a relevância do tema e propicia uma base sólida na compreensão do teor do trabalho sem precisar recorrer à sua leitura integral. As palavras-chave facilitam a recuperação eficiente do conteúdo do artigo para os leitores, o que contribui para indexação em base de dados nacionais e internacionais. Logo, apresentam a tradução do resumo e das palavras-chaves em língua inglesa e espanhola, promovendo a socialização do conhecimento aberto internacionalmente. Por fim, já no resumo é possível classificar o tipo de trabalho, ou seja, artigo empírico.

    O artigo apresenta uma linguagem adequada?

    Sim. O artigo segue uma estrutura lógica, com uma introdução clara, desenvolvimento organizado, análise de resultados e conclusões. Redação gramaticalmente correta, uma linguagem clara e objetiva que propicia fluência do texto (coerência na argumentação, clareza na exposição das ideias, concisão). As citações e referências seguem as normas de estilo apropriadas das NormasABNT.A fonte de todas as informações é devidamente creditada.

    As figuras, tabelas, gráficos apresentam qualidade satisfatória para a publicação?

    Sim. As tabelas e/ou figuras são apresentadas de forma lógica, contêm informações úteis e dispostas adequadamente são efetivas na representação visual dos dados. A formatação, estilo e escala são uniformes, facilitando a comparação entre diferentes elementos e contribuem para a compreensão dos resultados.

    A bibliografia é pertinente?

    Sim. As referências estão formatadas corretamente e são pertinentes ao tema da Sociologia da educação, com a inclusão de estudos recentes que contribuem de maneira significativa para o embasamento teórico do artigo.

    O artigo pode ser reduzido significativamente sem perda de clareza?

    Sim. O artigo pode ser reduzido significativamente sem perder clareza, este divulga resultados de uma pesquisa original inédita. A redação é clara e bem estruturada, apresenta introdução, objetivos, material e métodos, resultados e conclusões. Recomenda-se que antes de realizar cortes significativos, faça uma revisão cuidadosa para garantir que a essência do trabalho seja preservada e que a coerência e clareza sejam mantidas.

     MÉRITO DO TRABALHO:

     Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no campo da Sociologia da Educação que teve objetivo analisar as trajetórias de estudantes, de uma universidade pública do Sul do país, a partir da posição social, das formas de apropriação da herança familiar, com suas rupturas e ajustes a trajetos-projetos familiares em processos de individuação. Os autores apresentam a abordagem teórico-metodológica do estudo oferecendo potencial para contribuir com o entendimento da experiência universitária.    Os instrumentos empíricos utilizados para a coleta de dados foram: o questionário por meio de survey respondido por 1.463 estudantes de cursos de graduação, classificados em três grupos conforme a renda familiar, a posição social, elementos do capital cultural por meio da escolarização e da ocupação dos pais. E a entrevista em profundidade com 10 estudantes do grupo de 202 respondentes pertencentes a famílias com renda mais alta que integravam o segmento de maior renda da amostra.   A interlocução com a produção científica sociológica é adequada, sendo a temática inserida no diálogo com outros autores renomados como Pierre Bourdieu e Bernard Lahire e pesquisadores que discutem sobre trajetórias educacionais na Ensino Superior como Debóra Piotto e Renata Alves (2011); Ana Maria Almeida (2015), Luciana Massi; Luci Muzzeti; Darbi Suficier (2017), Nadir Zago (2006), Cláudio Nogueira (2004) e dentre outros. O artigo possui aprofundamento adequado e mérito quanto a problemática ao explorar como as trajetórias e projetos familiares impactam o percurso acadêmico e pode ter implicações sociais significativas, abordando questões de igualdade de oportunidades, diversidade e inclusão. À focalização nas trajetórias dos estudantes destaca a importância da experiência acadêmica como um processo dinâmico, influenciado por fatores familiares e individuais.  O conceito "individuação" sugere uma possível contribuição à teoria psicológica, examinando como os estudantes desenvolvem identidades individuais durante seu tempo na universidade. Acredito que a pesquisa contribui significativamente para o avanço do conhecimento na área, e quaisquer revisões sugeridas seriam de natureza mínima. Com algumas melhorias pontuais, o artigo pode enriquecer ainda mais o conhecimento na área, recomenda-se, que as conclusões finais sejam comparadas com estudos anteriores na área. Isso contribui para contextualizar os resultados e a identificar consistências ou discrepâncias.

    Competing interests

    The author declares that they have no competing interests.