O ensino de Ciências no Brasil: Um olhar voltado à Educação Infantil e Séries Iniciais

This article has been Reviewed by the following groups

Read the full article See related articles

Abstract

O artigo explora a relação entre o desenvolvimento científico e tecnológico e a organização da Sociedade Brasileira, destacando a importância da educação científica frente aos desafios contemporâneos. A metodologia empregada foi uma pesquisa qualitativa, utilizando revisão narrativa da literatura para analisar o ensino de ciências na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando explorar legislações e documentos de órgãos governamentais para contextualizar as principais conquistas e desafios relacionados ao ensino-aprendizado em ciências no Brasil.

Article activity feed

  1. This Zenodo record is a permanently preserved version of a PREreview. You can view the complete PREreview at https://prereview.org/reviews/14066945.

    O estudo apresentado no manuscrito "O Ensino de Ciências no Brasil: Um olhar voltado à educação infantil e séries iniciais" consta de uma revisão narrativa da literatura relacionada ao ensino de ciências na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, no contexto brasileiro. Objetivou-se explorar legislações e documentos governamentais, bem como contextualizar as principais conquistas e desafios relacionados com o processo de ensino e aprendizagem em ciências no Brasil.

    Após a leitura exploratória e a leitura crítica, avalio o seguinte:

    Entendo que o subtítulo poderia ser mais completo, para dar melhor entendimento do foco temático do estudo ao leitor que busca esse tipo de conhecimento. Sugiro o subtítulo: "Um olhar voltado à educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental". Entendo que os resumos poderiam ser um pouco mais completos. Os resumos, em português e em inglês, introduzem o assunto do trabalho e a metodologia. No entanto, não indicam uma síntese destacando os principais resultados obtidos com a revisão de literatura, a discussão dos resultados e elementos chaves da consideração final. As palavras-chave fazem referências aos elementos ao longo do texto e são adequadas.

    No item  "Introdução", no primeiro parágrafo, sugiro modificar "sociedade Brasileira" para "sociedade brasileira". No segundo parágrafo, modificar "(ONU, 2023." para "(ONU, 2023)."; e modificar a expressão "e a domínio das pseudociências" para "e o domínio das pseudociências...". Já no terceiro parágrafo da introdução, sugiro colocar a expressão "Fake News" em itálico, por ser idioma diferente do adotado ao longo do texto principal.

    De um modo geral, entendo que o problema de pesquisa poderia estar um pouco mais claro. Sugiro que seja citado na forma de pergunta. Os objetivos foram expostos de maneira clara. Os objetivos são (1) atualizar os conhecimentos sobre a legislação educacional brasileira relacionadas ao ensino de ciências na educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e (2) discutir as abordagens adotadas atualmente e a implementação de políticas que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

    O item metodologia foi adequado às finalidades desse trabalho.

    No item "Resultados e discussão", no subitem "Fundamentos em ciências", sugiro incorporar os pensamentos de Karl Popper sobre a "falseabilidade" do conhecimento científico. Isso poderia enriquecer ainda mais o assunto em relação ao ensino de ciências nas escolas e atualizar o entendimento de conhecimento científico ou como ele evolui.

    No subitem "Histórico do Ensino de Ciências no Brasil": Sugiro especificar a época (ano civil) em que se evidenciou que a globalização trouxe novos desafios na história do ensino (ver o final da página 9 da versão 1 do pre-print).  Sugiro, no início da página 12 do manuscrito, modificar "É importante ressaltar que, em 1988, ocorre a criação[…]" para "É importante ressaltar que, em 1988, ocorreu a criação[…]". Sugiro modificar "Ratifica a creche" para "Ratificou-se a creche" e "o Brasil passa por um período" para "o Brasil passou por um período". Ainda nesse subitem, sugiro citar o termo "metodologias ativas" no texto sobre as abordagens contemporâneas.

    No subitem "Legislações, Eixos Educacionais e Conteúdos", em  "cabendo à Câmara dos Deputados atualizá-la", sugiro alterar essa expressão para "cabendo aos parlamentares atualizá-la" ou, ainda, "cabendo ao Congresso Nacional".

    Na página 16 do pre-print, sugiro modificar a expressão "E ainda definiu carga horária" para "A LDB definiu a carga horária mínima de[...]". A expressão "Parágrafo I: o desenvolvimento da capacidade de aprender, [...]" sugiro, por questões de técnica legislativa, escrever o seguinte: "inciso I: o desenvolvimento da capacidade de aprender...". Já na página 17, do manuscrito em análise, sugiro modificar a expressão "Sabendo que estes conceitos e temas foram extrapolados […]" para "Sabe-se que esses conceitos e temas foram extrapolados".

    No subitem "Séries Iniciais do Ensino Fundamental", na página 21 desse documento analisado, a "Figura 3" é incorporada sem ser anunciada anteriormente por um elemento ou parágrafo de transição ou de apresentação dela. Já a expressão "O PCN Volume 9: Meio Ambiente..." poderia ser escrito: "O nono volume do PCN, intitulado 'Meio Ambiente e Saúde' organiza os conteúdos...".

    No subitem "Procedimentos de ensino-aprendizagem", na expressão "O professor, como figura central, deve motivar os alunos", sugiro substituir "figura central" para "figura importante no processo de mediação do conhecimento". Isso decorre, pois, atualmente, as novas exigências educacionais requerem práticas pedagógicas em que o aluno esteja no centro do processo de ensino e aprendizagem.

    No subitem "Avaliação", em "no Artigo 24, Parágrafo V" recomendo substituir para: "no Artigo 24, inciso V".

    Já no subitem "Cenário Atual e Perspectivas" sugiro corrigir a legenda do Quadro 4, utilizando a expressão "Lei do PNE" ao invés de "Lei de PNE".

    Em "Considerações Finais", a expressão "O grupo NUCEL de Terapia Celular e Molecular..." é informação nova não citada anteriormente em resultados e discussão. Sugiro que, para que seja inserida essa informação, haja a citação anterior. Também sugiro destacar os desafios identificados e as novas exigências educacionais observadas ao longo do trabalho nessa seção do artigo.

    No item "Referências", recomendo retirar o itálico dos títulos de algumas referências em português (mesmo idioma do texto texto). O itálico deve ser usado apenas para idiomas que não o utilizado no texto principal.

    De um modo geral, o trabalho apresenta grande potencial para publicação, observadas as recomendações anteriores.

    Competing interests

    The author declares that they have no competing interests.