Our lists

List name Number of articles Updated on
Evaluated articles 13

Resumo

O ASAPbio (Accelerating Science and Publication in Biology) é uma organização sem fins lucrativos voltada para a ciência, com a missão de conduzir uma comunicação aberta e inovadora nas ciências da vida. Promovemos o uso produtivo de preprints para divulgação da pesquisa e avaliação por pares transparente e feedback sobre todos os resultados da pesquisa.

Como parte de nossas atividades, trabalhamos para promover a participação na avaliação de preprints, e com este objetivo, estamos coordenando a avaliação e o feedback sobre preprints usando o modelo de avaliação em grupo pioneiro do periódico Synlett. Em 2022, estamos fazendo parceria com o SciELO Preprints para incluir a avaliação dos preprints em português. Lançado em abril de 2020, o SciELO Preprints é um servidor de preprints multilingue e multi-disciplinar gerenciado pelo Programa SciELO.

Em 2022, nossas atividades de avaliação incluem preprints em língua portuguesa em áreas de doenças infecciosas do SciELO Preprints.

Modelo de avaliação

A avaliação de preprints em grupo envolve um grupo de pesquisadores que receberá um preprint por semana e será convidado a fornecer um feedback sobre o documento através de um documento colaborativo do Google.

ASAPbio e SciELO Preprints selecionarão preprints para avaliação entre os preprints publicados no SciELO Preprints. O ASAPbio fará circular o preprint e solicitará comentários dentro dos 14 dias seguintes. Os membros do grupo podem comentar sobre o artigo completo ou sobre partes dele, de acordo com seu interesse e/ou experiência. Os membros do grupo podem usar um pseudônimo para que sua identidade seja conhecida apenas pelos organizadores das atividades de avaliação, e não são solicitados a declarar conflito de interesses. Ao final do período de comentários, um membro do grupo gerará uma síntese coletiva dos comentários para cada artigo. A avaliação sintetizada será então publicada publicamente no preprint através do recurso de comentários Hypothes.is nos preprints SciELO. O serviço não oferece classificação ou recomendação binária ou escalar e não incorpora respostas dos autores ou do público em geral como parte integrante do processo, embora os autores do preprint que desejem fornecer uma resposta possam empregar as mesmas características de comentário no servidor de preprints.

O ASAPbio moderará as interações entre os avaliadores e as avaliações sintetizadas conforme necessário, para garantir que elas se alinhem aos princípios "FAST" de feedback de preprints.

Mais informações sobre a avaliação de preprints em grupo e seu fluxo de trabalho estão disponíveis aqui: asapbio.org/crowd-preprint-review.

PReF

Avaliação solicitada por
Não autores
Revisor selecionado por
Autonomeado
Interação pública
Não
Inclusão de resposta do autor
Não
Decisão
Nenhum
Cobertura de avaliação
Trabalho completo
Identidade do revisor conhecida por
Editor ou serviço
Conflitos de interesses
Não incluso

Equipe

As atividades de avaliação de preprints em grupo são coordenadas por:

  • Iratxe Puebla
  • Jessica Polka
  • Alex Mendonça

Licença de conteúdo

Licença CC BY, atribuição Creative Commons 4.0.