Percepções sobre Cuidados de Enfermagem de Centro Cirúrgico e Assistência Hospitalar na Pandemia

This article has been Reviewed by the following groups

Read the full article See related articles

Listed in

Log in to save this article

Abstract

Objetivo: Conhecer as percepções e sentimentos da equipe de enfermagem sobre mudanças nos protocolos no bloco cirúrgico face à pandemia de COVID-19. Métodos: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em Centro Cirúrgico de hospital na região sul do Brasil, utilizando questionário semiestruturado, analisado pela técnica análise de conteúdo. Resultados: Identificou-se quatro categorias evidenciando: os obstáculos perante as novas rotinas e mudanças no local de trabalho; o aumento da ansiedade apesar dos protocolos estabelecidos; propostas de cuidados com vista a uma melhor proteção contra a infecção; opiniões acerca da eficácia dos protocolos implementados. Considerações finais: A falta de liderança, de treinamento sobre os protocolos e seguimento destes, mudanças nas rotinas e o vírus, foram indicados como causadores do aumento de ansiedade na equipe. Os resultados indicam a necessidade de treinamento de protocolos para futuras pandemias e formação de lideranças em enfermagem.  

Article activity feed

  1. Avaliação em grupo ASAPbio-SciELO Preprints

    Esta avaliação reflete contribuições de Kamyla de Arruda Pedrosa, Iratxe Puebla, Carla Maria de Jesus Silva e Luciane Ferreira do Val. Síntese por Vanessa Bortoluzzi.


    Este estudo teve como objetivo identificar as percepções e sentimentos de uma equipe de enfermagem do centro cirúrgico de um hospital da rede particular de saúde na cidade de Porto Alegre (RS, Brasil) em relação às mudanças nos protocolos adotadas em decorrência da pandemia de COVID-19. A partir da análise de conteúdo das respostas da equipe a um questionário semi-estruturado, os relatos das profissionais de enfermagem foram organizados em quatro categorias—obstáculos impostos pelas novas rotinas e mudanças no local de trabalho, propostas para melhorar a proteção contra a infecção, sentimentos de ansiedade apesar dos protocolos estabelecidos e opiniões acerca da eficácia dos mesmos. Os autores apontam que a falta de liderança profissional e de treinamento e aderência aos protocolos, juntamente com as mudanças nas rotinas e a ameaça constante de contaminação pelo coronavírus, foram reportados como causadores do aumento de ansiedade na equipe, indicando a necessidade de treinamento para o enfrentamento de futuras pandemias e formação de lideranças em enfermagem.

    A seguir, as sugestões e comentários dos revisores:

    INTRODUÇÃO

    É necessário mais contexto na Introdução. Seria relevante incluir um breve resumo de quais protocolos foram implementados pelos enfermeiros, para que tenhamos contexto sobre as práticas em vigor, e seria importante saber se houve algum trabalho prévio sobre conhecimento, visões e percepções de profissionais de saúde sobre protocolos relacionados à COVID-19.

    Por favor, forneça mais justificativas para o foco em centros cirúrgicos e discuta qualquer literatura anterior relacionada que tenha estudado enfermeiros ou profissionais de saúde nesta disciplina.

    Em relação aos objetivos da pesquisa, é necessário descrever melhor o problema de pesquisa e criar uma questão norteadora. Além disso, inclua objetivos específicos para poder alinhar com as conclusões inferidas no final.

    identificar as mudanças no atendimento, protocolos e procedimentos realizados pela equipe de enfermagem, bem como as mudanças no trabalho e os sentimentos suscitados nestes profissionais’ - Dada a natureza qualitativa do trabalho, o estudo de percepções se alinha ao desenho, entretanto, uma análise das mudanças de protocolo necessitaria de um estudo mais aprofundado de implementação por meio de uma auditoria, por exemplo. Considere revisar os principais objetivos do estudo para garantir que haja alinhamento entre o propósito/objetivos e a metodologia empregada.

    MÉTODOS

    Em relação à população estudada, alguma justificativa pode ser fornecida para estudar enfermeiros em centros cirúrgicos em particular?

    Aspectos éticos’ - Por favor, inclua no artigo o número de autorização do conselho de ética em pesquisa da instituição responsável.

    O conteúdo da sessão intitulada “Referencial teórico-metodológico” condiz mais com informações que deveriam estar na Introdução e justificativa do estudo, não constitui referencial teórico a rigor. Por favor, revise.

    Alguns detalhes adicionais podem ser fornecidos para a ferramenta de questionário empregada? Como as questões foram elaboradas? Isso foi guiado por questionários usados anteriormente ou desenvolvidos de novo?

    Forneça uma justificativa para o recrutamento apenas neste centro; a participação de outros enfermeiros foi considerada para ampliar o tamanho da amostra?

    Por favor, esclareça se a sala onde foi feita a coleta de dados era separada do hospital ou separada do centro cirúrgico e dentro do hospital ou em um anexo do hospital.

    É necessário especificar mais detalhadamente a técnica de análise escolhida, Bardin ou Mynaio, e descrever as etapas da análise de conteúdo. Forneça mais informações sobre a metodologia de análise, quem completou a análise inicial do texto e qual é a sua formação? Foram tomadas medidas para garantir a confiabilidade, por exemplo, verificação com os entrevistados, triangulação?

    Recomenda-se descrever todas as etapas da análise de conteúdo categorial. Além disso, no intuito de enriquecer os resultados, sugere-se a utilização de um software para a análise das entrevistas, como o NVivo ou Iramuteq.

    RESULTADOS

    Mas este argumento não parece ser robusto, pois a falta de conhecimento dos procedimentos ou sua não aplicação não implica necessariamente sua falta de eficácia’ - Esta declaração parece subjetiva, considere revisar ou fornecer elaboração e referências adicionais para apoiar a mesma.

    DISCUSSÃO

    Recomenda-se o fortalecimento das inferências, que é um propósito nos estudos de análise de conteúdo.

    Com relação às lideranças nos serviços de enfermagem, essa liderança não está destacada no texto como um dos temas em si, seriam necessárias mais justificativas para ter esse item destacado na discussão e nas conclusões. Isso foi levantado de forma generalizada nas entrevistas? Discuta também esse aspecto de forma mais ampla no contexto de outros estudos que abordaram ou destacaram os benefícios da liderança em enfermagem no contexto de pandemias/surtos.

    No que diz respeito às limitações do trabalho, é importante discutir o tamanho da amostra; ele foi apropriado para os objetivos do estudo? A saturação foi atingida com o número de entrevistas concluídas? Por que outros centros ou enfermeiros de outros ambientes não foram incluídos? Além disso, discuta se houve alguma possível influência dos autores e seus orientadores no contexto das entrevistas, interpretação das declarações etc.

    Sobre as contribuições do estudo para a área da enfermagem, alguma delas é específica para enfermeiros que trabalham em cirurgia? Quais são as contribuições específicas para esta configuração?

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Até que ponto a análise sobre a efetividade dos protocolos pelos entrevistados foi técnica?' - Considere revisar este fragmento final para evitar terminar com uma pergunta e, em vez disso, finalizar o texto principal com um esboço das principais conclusões do estudo.