PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA PANDEMIA DE COVID-19

This article has been Reviewed by the following groups

Read the full article See related articles

Listed in

Log in to save this article

Abstract

Neste trabalho, objetivou-se identificar podcasts aplicados à educação ou que pudessem ser utilizados com esta finalidade, que tivessem a pandemia da COVID-19 como temática central ou que englobassem o assunto em seus conteúdos, com vistas a sugerir o uso desta ferramenta como metodologia complementar no processo de ensino-aprendizagem. Foram identificados e avaliados 36 podcasts conforme a taxonomia proposta. Destes, 19 compuseram a amostra final. Observou-se que os conteúdos abrangiam diversos níveis de ensino, o que demonstra potencial aplicação frente aos novos desafios educacionais. Não obstante, os podcasts atravessam diferentes áreas do conhecimento permitindo uma interdisciplinaridade mais efetiva. Entende-se assim que os podcasts podem ser utilizados em diferentes momentos e com diferentes metodologias de ensino. Além disso, a ferramenta possibilita a inclusão de diferentes peculiaridades no processo de ensino-aprendizagem e torna o processo pedagógico plural.

Article activity feed

  1. Avaliação em grupo ASAPbio-SciELO Preprints

    Esta avaliação reflete contribuições de Kamyla Pedrosa, Iratxe Puebla, Mario Cézar de Oliveira. Síntese por Adeilton Brandão.


    O artigo apresenta um trabalho que, através da identificação de podcasts educacionais abordando a pandemia da covid-19, teve como objetivo sugerir o uso do podcast como metodologia complementar no processo de ensino-aprendizagem. Os autores concluem que o uso educacional de podcasts amplia as características do processo de ensino-aprendizagem e torna o processo pedagógico plural.

    Sugestões dos revisores:

    [Resumo] Recomenda-se alterar o resumo para que o mesmo expresse de forma clara os resultados obtidos no desenvolvimento do trabalho.

    [Introdução] "Ensino Remoto em tempos de Pandemia": Pode valer a pena mencionar se/como a educação se adaptou em outras partes do mundo (e citando referências relevantes sobre isso).

    [Introdução] "Podcast como ferramenta de aprendizagem e ensino inclusivo":

    "…o que é percebido nas escolas…": A frase soa subjetiva, a menos que seja baseado em uma pesquisa sobre visões e percepções. Sugere-se uma reformulação para indicar 'o que é implementado nas escolas' ou algo nesse sentido.

    "…que apresentaram um bom aproveitamento diante da utilização de podcast como ferramenta de aprendizagem…": Esses resultados se referem ao acesso, a facilidade com a tecnologia ou estão relacionados a resultados de aprendizagem? Isso pode ser especificado?

    [Aspectos Metodológicos] "…submetidos a uma análise duplo-cego…": Não ficou claro como se pode concluir uma análise duplo-cega do podcast: ao ouvi-lo é possivel saber qual pessoa ou organização o administra? Seria interessante fornecer mais esclarecimentos sobre o que se entende por uma análise duplo-cego.

    [Aspectos Metodológicos] Tabela 2: no texto é indicado que podcasts em idiomas que não fosse português foram excluídos. Sugerimos um esclarecimento sobre a inclusão de 'Idioma' na taxonomia, algo relacionado a clareza da linguagem…

    [Aspectos Metodológicos] "… fidedignos...": forneça mais informações sobre como isso foi verificado.

    [Aspectos Metodológicos] "…não que contemplassem os critérios de inclusão…": Sugere-se que os critérios de inclusão sejam descritos mais claramente nesta seção. Por exemplo, o nível educacional que os podcasts deveriam ter como alvo - ensino médio, graduação, pós-graduação; Uso por professores ou alunos, ou ambos.

    [Resultados] Tabela 3: Há informações sobre se e como esses podcasts foram usados como parte dos cursos durante o período de estudo? Estas informações podem ser relevantes para apoiar o uso destes podcasts como material educativo.

    [Discussão] Nesta seção as limitações do estudo devem ser discutidas, por exemplo:

    • a) o estudo não coletou dados sobre o uso real dos podcasts por alunos ou professores e, portanto, não pode estabelecer se os podcasts foram realmente usados na educação, por quem ou para quais propósitos.
    • b) também não há informações sobre os resultados reais de aprendizagem do uso do podcast, portanto, sua eficácia como ferramenta de ensino não pode ser estabelecida. Se houver estudos em outros lugares que estudaram a eficácia dos podcasts para resultados de aprendizagem, inclua uma discussão desses estudos.

    [Discussão] "...mostrando as aplicações de podcasts em salas de aula...": Não está claro se as informações fornecem evidências do uso dos podcasts em salas de aula. Há informações de que as contagens de acesso vêm de alunos/escolas que recomendaram os podcasts?

    [Discussão] Tabela 4: Não está claro se existe ligação entre esta lista de podcasts e as principais questões de pesquisa, pois não estão relacionadas a doenças infecciosas ou COVID-19.

    [Discussão] "fake news": apresentar o conceito deste termo.

    [Discussão] "os mais engajados no consumo de podcasts são pessoas com idades entre 20 a 34 anos": Forneça uma referência para esta declaração.

    [Discussão] "…Visto que os jovens apresentaram-se como os maiores consumidores de podcasts nos últimos anos, quando comparado com outros públicos…": A afirmação anterior diz que o grupo mais engajado com podcasts são aqueles de 20 a 34 anos, isso pode ser esclarecido em relação a este fragmento?

    [Discussão] "Não obstante, há indicação positiva de que a utilização dos podcasts pode auxiliar na inclusão de alunos com diferentes singularidades, como alunos cegos e com Síndrome de Down." Forneça uma referência para esta.

    [Conclusão]

    • Recomenda-se enfatizar o objetivo da pesquisa "identificar podcasts voltados para a área educacional, disponibilizados em plataformas digitais". E também, enfatizar os resultados com as inferências.
    • "Uma vez que o docente pode utilizar…": esta conclusão não é suportada pelos resultados. O estudo não reuniu a opinião dos alunos sobre os podcasts, ou como eles os avaliam em comparação com as metodologias tradicionais de ensino.
    • "Além disso, a utilização desta ferramenta possibilita o planejamento de um ensino mais inclusivo...": este fragmento repete o último trecho da Discussão, e não é uma das conclusões do estudo, pois o uso dos podcasts por essas populações não foi avaliado.
    • "Uma vez que o docente pode utilizar as informações…"; "O interesse que os jovens possuem por tecnologias reforçam as automotivações…”: O estudo não fornece dados sobre a utilização real por parte dos professores, ou interesse/motivação dos alunos. Estes fragmentos podem ser melhor colocados na secção de Discussão, e não apresentados como conclusão do estudo.